Sakura

8.04.15

Postado por Rodolfo Veronese

 

Confesso que não sou um admirador de flores e por isso achava meio exagerado todo o frisson em cima das sakuras aqui no Japão. Tinha uma parcela de certeza que ia me decepcionar quando visse, porque não conseguia ver qual era a graça de flores caindo.

Mas eu estava muito enganado! O florescer e cair das flores da sakura é algo estranhamente fascinante e de uma simbologia muito forte.

A sakura é o nome da cerejeira em flor no Japão, e no Brasil conhecemos bem suas frutas e sua madeira clara usada nos móveis.

Além da beleza das árvores e flores, o período ajuda muito (como dissemos neste post aqui), as estações do ano aqui são bem definidas e a semana da florada das sakuras acontece quando já é possível perceber a mudança de temperatura da primavera. Depois de três meses de muito frio, que torna qualquer saída de casa difícil (apesar de eu gostar do frio) e portanto um tanto depressivo, a primavera chega mudando isso e tornando os dias bem mais agradáveis para sair e passear, e o símbolo maior dessa mudança é exatamente a chegada das sakuras.

O período entre o florescer e o cair das flores é de apenas uma semana o que acrescenta ainda mais beleza ao evento.

sakura

Clique na imagem para assistir

Por isso, a sakura ocupa um papel importante na arte e poesia japonesa. Principalmente pelo simbolismo do conceito mono no aware, algo como “saudade da beleza que passa”. Sendo usada como brasão de famílias até em pinturas nos aviões dos kamikazes. Hoje ela ainda tem um simbolismo forte, até o McDonald’s vende um milk shake de sakura nessa época.

Os parques se enchem de famílias e grupos de amigos realizando piqueniques ao redor das ávores. Em alguns lugares mais famosos só é possível se alocar mediante reserva. Essa também é a temporada mais alta de turismo no Japão.

Tivemos a sorte de estar em Ueno na semana da florada em Tóquio. Na verdade, fomos ao zoológico com as meninas mas na saída apreciamos um pouco da beleza das sakuras e finalmente entender todo o seu encanto.

compartilhe Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail to someone
comente 4

4 respostas para “Sakura”

  1. Kátia disse:

    Muito lindo mesmo!! Bom ver vocês e as meninas. Parecem estar felizes. Que bom! Deus continue abençoando vocês e dando muitos momentos agradáveis como esse, em família. Saudades!!

  2. Flavia disse:

    que lindo!

Deixe uma resposta

DESIGN: Sandra H. V. • programação: webonfocus