Undoukai

20.05.15

Postado por Rodolfo Veronese

 

Nesse último fim de semana (17/05), participamos do Undoukai da escola da Vitória, em um dia quente e muito divertido com novos amigos. Mais uma vez, ficamos impressionados com a organização dos japoneses. O Undoukai já era um evento conhecido por nós, pois tanto a escola da Vitória no Brasil quanto a IMeL Diadema realizavam anualmente esse evento. Mas para muitos que nos acompanham, esse evento é algo desconhecido e vamos explicar um pouco.

undoukai

O significado de Undoukai (運動会) é literalmente “encontro de atividades físicas” que pode ser traduzido como gincana. Surgiu no século XIX, no início da Era Meiji (1868-1912), sendo que o nome foi usado pela primeira vez em uma atividade realizada pela Universidade de Tóquio em 1885. Porém, foi o governo japonês dos anos 30, de forte característica militar que o tornou uma atividade constante, pois visavam preparar fisicamente as crianças para se tornarem soldados e também eram usados para promover a ideologia da época. O tempo passou, a guerra acabou, mas o Undoukai havia se tornado parte da vida e cultura japonesa.

A popularidade do Undoukai no Japão é alta e é um dos maiores eventos realizados pelas escolas aqui. No Brasil já foi mais forte e constante, mas vem diminuindo com o tempo devido, entre outros fatores, a uma perda de identidade cultural por parte das gerações mais novas dos imigrantes japoneses. O que é uma pena, pois é um evento que promove muitas coisas boas.

A programação do Undoukai é de diversas atividades físicas de competição como corridas, cabo de guerra, etc. entre os alunos que são divididos em times de cores diferentes. No caso da escola da Vi, eram 4 times nas cores: azul, vermelha, amarela e branca. A torcida e animação também conta na pontuação. Além disso, existem as apresentações de dança e ginástica dos alunos. Apesar da maior parte do tempo apenas os alunos participarem o Undoukai, é um evento de família onde é possível ver muitos avós e tios prestigiando. A escola da Vitória tem mais de 900 alunos e nesse dia ainda estavam todos os pais e parentes, então dá pra ter uma ideia do tamanho da festa.

Este é um dos aspectos que admiramos na cultura japonesa, o cuidado com a saúde e o corpo. Desde cedo as crianças são incentivadas a participar de atividades físicas e a terem uma alimentação saudável.

Para nós foi um dia de aprender mais sobre a cultura e nos divertir bastante mas também para ver como a Vitória tem se integrado bem com os amigos e “se virado” com o japonês! O time dela não ganhou dessa vez, mas ano que vem estaremos lá reforçando a torcida!

Segue o vídeo que fizemos:

undoukai vídeo

compartilhe Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail to someone
comente 4

4 respostas para “Undoukai”

  1. Tyka disse:

    Eu gostava bastante de quando íamos no Undokai, era super legal, porque todos participavam, alunos, familiares e também os amigos convidados…. Pena que não vamos mais, e que está diminuindo muito aqui no Brasil… Aproveitem muuito o Undokai daí então rsrs bjosssss

    • Sandra Hirayama Veronese disse:

      Eu me lembro bastante quando ia bem pequena e gostava bastante!
      Aqui é bem tradicional e todos participam, bonito de se ver!
      Bjs

  2. flavia disse:

    minha nossa! que diversão organizada! adorei 🙂 bjs

Deixe uma resposta

DESIGN: Sandra H. V. • programação: webonfocus