5 curiosidades da nossa casa

15.07.15

Postado por Sandra

 

Neste post trazemos algumas curiosidades da nossa casa, que são comuns aqui mas bem diferentes das casas do Brasil.

Se tiverem mais algo que queiram saber, deixe suas dúvidas nos comentários aqui embaixo. Arigatou!

 

1. Não entramos na casa de sapato

genkan

Logo na entrada de todas as casa há o espaço chamado ˝genkan˝, onde tiramos o sapato e entramos descalços, de meia, ou colocamos um chinelo que só é utilizado dentro da casa.

Esse conceito é muito interessante, pois não leva a sujeira da rua para dentro da sua casa, deixando-a mais limpa. Como nós mesmos que estamos fazendo a limpeza da nossa casa, isso ajudou bastante a não sujar muito dentro.

Nas escolas também há esse espaço e em alguns lugares públicos também, como consultórios etc. Nos provadores de roupas das lojas não é permitido entrar de sapato.

 

2. O fogão tem apenas 3 bocas

apato fogão

Com muita sorte, nosso fogão tem 3 bocas. Em alguns lugares, somente 2. O forno é bem pequeno mesmo, só cabe aquela assadeira pequena. É feita para assar um ou dois filés de peixe. Mas tenho conseguido fazer tudo o que preciso porque, na verdade, no Brasil nunca usava as 4 bocas simultaneamente! E aqui não é diferente.

Por esse motivo, nosso micro-ondas possui a função de grill e forno, e tem sido bastante útil.

 

3. A privada é separada da pia/chuveiro

apato_privada

Uma das coisas mais diferentes das casas no Japão é isso: a privada não fica no mesmo local que a pia + chuveiro. E aí você tem que se acostumar!

 

4. Não tem lavanderia

apato lavanderia

Nas casas não existe o espaço da lavanderia: a máquina de lavar fica ao lado da pia. Não existe o tanque, então se você quer lavar algo, tem que usar a pia mesmo. Acho que é para economizar nos espaços, que em muitos lugares são bem reduzidos.

A roupa é estendida na sacada e, quando está muito frio ou chovendo, fica em algum lugar dentro da casa.

Mesmo a minha lavanderia sendo bem pequena em São Paulo, era um espaço destinado só para isso. Então foi algo que tivemos que mudar nossa mente e adaptar nossa rotina.

 

5. Nossa casa tem ofurô (banheira)

apato ofurô

O que parece ser algo de luxo no Brasil, aqui é bem normal ter ofurô nas casas.

A ideia do ofurô não é tomar banho nele, mas entrar só para esquentar o corpo (no inverno é bem útil). Tomamos banho normalmente do lado de fora, depois entramos. É bem gostoso! Mas não utilizamos muitas vezes, senão o consumo de água e gás fica caro.

 

 

compartilhe Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail to someone
comente 0

Deixe uma resposta

DESIGN: Sandra H. V. • programação: webonfocus