Como fazemos a limpeza de casa

16.09.15

Postado por Sandra

 

No Japão não há diaristas que fazem a limpeza das casas. Eu, pelo menos, não vi nenhuma. As próprias pessoas é que limpam seus lares, assim como na escola são os próprios alunos.

Mas aqui há muitas facilidades para nos ajudar nesse momento! O fato de você não entrar com os sapatos para dentro das casas (já falamos disso nesse post), para mim, já é meio caminho andado para que o chão da casa não fique muito sujo. Pelo menos a sujeira da rua não vai para dentro. Quando retornar ao Brasil, com certeza vou utilizar essa ideia. Então, se forem nos visitar, não vá de meia furada, rs!

Outro ponto que facilita são os produtos e os acessórios de limpeza. Tem um produto específico para cada tarefa, por exemplo, produto para limpar o fogão, outro para limpar o ofurô, outro para limpar o rejunte e assim vai… Outro dia procurei se existia um produto tipo Veja (que limpa qualquer coisa), e não encontrei. Outra coisa que não existe aqui são panos de chão, você utiliza uns pequenos panos para limpeza geral.

Para limpar o chão (que fica com muitos, muitos cabelos meus, quase cai uma peruca diariamente), uso um rolinho adesivo que vai grudando tudo, depois passo o aspirador. Existe uma espécie de rodo que vai um lencinho umedecido de limpeza grudado que dá para passar em todo o chão e depois é só descartar esse lenço. Muito prático!

Para a limpeza da privada também existe um lencinho próprio para essa finalidade. E nada de ficar jogando água e lavando todo o chão. A estrutura daqui não foi feita para isso. Então recorremos para os lencinhos de limpeza.

 

limpeza

O meu apartamento em São Paulo ficava próximo à Av. dos Bandeirantes, imaginem o barulho e o pó. Aqui a vida é mais tranquila e não moramos muito perto das avenidas, o que diminui o pó acumulado nos móveis. Para se ter ideia, você ouve os pássaros cantando e à noite dá para ouvir as cigarras.

Então, não estamos sofrendo muito para fazer a faxina e também podemos fazer por partes. As facilidades daqui ajudam muito e não podemos reclamar. Um dia quando vierem nos visitar, está convidado para participar desse momento cheiroso conosco!

 

compartilhe Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail to someone
comente 0

Deixe uma resposta

DESIGN: Sandra H. V. • programação: webonfocus