Desafios da Nicole e Vitória

16.12.15

Postado por Rodolfo Veronese

 

Temos falado sempre sobre a nossa adaptação aqui e como pequenas conquistas de como ir no dentista, trocar o pneu do carro etc. contam muito para nós. E também como coisas que eram simples no Brasil se tornam imensos desafios aqui. Para as meninas não têm sido diferente. Elas têm avançado muito com muito esforço e às vezes dificuldades.

desafios nini e vivi

A Nicole está mais solta na escolinha, conversa e brinca bastante com os amigos. As professoras e funcionárias sempre tem uma história engraçada (pode ser um pum fora de hora, ou como a Nini gosta de ajudar nas tarefas) para nos contar. Apesar das bagunças e de muitas vezes não entender as regras e etiquetas dos japonesas, ela parece estar divertindo todos lá e se divertindo! Nas apresentações ela ainda fica bem travada e tem sido um desafio tanto para nós quanto para ela.

A Vitória já está mais bem adaptada nesse sentido e as coisas bem ordenadas e rotineiras ajudam muito na dificuldade que ela tem de organizar o seu mundinho por conta da TDAH (Déficit de Atenção e Hiperatividade). E o japonês aparentemente é uma língua mais fácil para ela pois tem aprendido mais rápido que todos nós, já conseguindo se comunicar e brincar com outras crianças japonesas muito bem. Porém, ela esquece muitas coisas e se distrai causando atraso que nem sempre é entendido e bem visto por aqui.

Apesar de terem tido momentos mais tensos no começo, agora as conquistas tem sido maiores e as animado bastante.

Mas como diz o ditado ˝uma imagem vale mais do que mil palavras˝, fizemos um vídeo rápido sobre dois momentos delas aqui no Japão. Uma é a apresentação da Nicole junto com a escola e a outra é a Vitória falando sobre um relatório do passeio que eles fizeram com a classe.

Dá um play!

 

vídeo Nini e Vivi

 

 

compartilhe Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail to someone
comente 0

Deixe uma resposta

DESIGN: Sandra H. V. • programação: webonfocus