Comemoração de 5 anos da Nicole – em japonês

9.03.16

Postado por Sandra

 

Já tínhamos feito uma festinha da Nicole com o pessoal da Imel Chiba, também fomos no kaitensushi (restaurante de sushi rodízio que tem aquela esteirinha ao lado da mesa) no dia do aniversário a pedido dela, mas a comemoração não poderia parar por aí! Ela quis chamar os amiguinhos do youchien (escola infantil) para vir em casa. O que pode parecer normal para nós no Brasil aqui se tornou um bom desafio, pois como ela é a única estrangeira na escola, a festinha seria toda na língua japonesa.

Tanto para ela quanto para nós seria uma experiência e tanto. De forma geral os japoneses não têm muito o costume de ir uns na casa dos outros, por isso estávamos um pouco apreensivos pois se chamarmos e não quiserem vir, como lidaríamos com a frustração da Nini? Além da nossa limitação do idioma, é claro. Eles também não fazem festinha de crianças, a comemoração de aniversário fica restrito somente aos familiares, tanto que os bolos à venda são bem pequenos.

Como nossa casa é pequena, não pudemos chamar muitos amigos e limitamos a 5 amiguinhos apenas, com as suas mães. Fizemos um convitinho e saímos convidando. Para nossa surpresa, eles ficaram muito contentes com o convite e muitas mães ficaram até mais empolgadas do que as próprias crianças! Perguntavam praticamente todos os dias como seria, quem tínhamos convidado, realmente uma imensa novidade para todos e que gerou ansiedade e expectativa.

 

 

nini festa 5 anos

No Brasil, sempre contava com a ajuda das nossas mães na preparação de doces, salgados, bolo e tudo o mais, mas aqui tive que fazer tudo sozinha e resolvi fazer um cardápio bem simples e brasileiro, com pastel, pão de queijo, gelatina e brigadeiro. Arrisquei a fazer um bolo de chocolate e ficou bem gostoso, apesar de ter ficado meio torto… rs!

Os amiguinhos e as mães vieram após a aula que termina à tarde, e já foram chegando animados, cheios de presentes e a Nini não poderia ter ficado mais feliz. No começo ficaram um pouco sem jeito, mas depois todos se divertiram, experimentaram de tudo e gostaram! Ficamos conversando, mesmo com nosso japonês ainda falho, brincando com as crianças e por fim tivemos uma tarde muito divertida e gostosa.

Ficamos muito felizes por ter conseguido realizar essa festinha, pois vimos que já temos conseguido nos comunicar e criar laços com os japoneses. Já havíamos feito outros eventos mas sempre contávamos com a presença de algum amigo nosso que fazia as traduções. Dessa vez conseguimos sozinhos e isso se tornou um bom marco em nosso trabalho e adaptação aqui.

Esperamos mais encontros como esse!

 

 

compartilhe Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail to someone
comente 2

2 respostas para “Comemoração de 5 anos da Nicole – em japonês”

  1. Flávia disse:

    que legal! Está de parabéns nas comilanças Sandra! :D
    Nossa, eu vi as fotos mas não tinha pensado nessa comunicação com as crianças japonesas rsrs bjs

Deixe uma resposta

DESIGN: Sandra H. V. • programação: webonfocus