Passeio da Escola

8.06.16

Postado por Rodolfo Veronese

 

Esse ano entrei no PTA – algo como associação de pais e mestres – da escolinha da Nicole pois vi uma oportunidade de criar mais amizades e também de entender melhor a cultura e o jeito japonês de fazer as coisas. Confesso que muitas vezes sou um peso morto lá pois não entendo uma boa parte das reuniões e mesmo que entendesse é tudo bem novo para mim. Mesmo assim tenho podido ajudar em tarefas que não exigem muito do meu japonês como desenhar cartazes, trabalhos mais braçais e brincar com a criançada. E uma dentre as muitas tarefas foi de acompanhar as crianças na excursão que fizeram há umas duas semanas para um “parque-fazendinha” que existe aqui perto.

 

passeio escola

A organização e detalhamento de tudo é algo bem impressionante. Claro que uma excursão com crianças de jardim da infância no Brasil também seria bem organizado, mas aqui é um nível completamente diferente. A ordem da fila, e sim, eles só andam em fila, já é determinada de antemão. Cada adulto era responsável por um grupo de 5 a 6 crianças, até aí tudo normal, certo? Além disso cada grupo tinha uma cor e o boné de cada criança tinha uma fita costurada com a cor correspondente. Além de ter um papel com o nome de cada criança em uma tabela para dar um “check” depois de cada evento do passeio. Fora mais um monte de detalhes até difíceis de descrever aqui. A princípio parece exagerado, ainda mais aos meus olhos de brasileiro, e talvez algumas coisas sejam mesmo. Depois tudo faz muito sentido e é isso que torna o Japão um lugar tão seguro.

Havia um espaço muito divertido: lá eles puderam ver e tocar em vacas, tartarugas, ovelhas participar de uma corrida de leitões onde as crianças precisavam ficar “ajudando” os porquinhos a correr, e até ordenharem vacas. E comemos o sorvete de baunilha mais gostoso do mundo! Fiquei com vontade de voltar lá só para comer de novo! Teve um show de ovelhas e carneiros e a Nicole foi escolhida para dar leite para pequenos cordeirinhos. Eles vieram correndo e afoitos e pegaram a Nini de surpresa, que se assustou e largou a mamadeira. Depois ficou em um misto de alegria e medo, foi muito engraçado.

As mãe prepararam “obentôs” para as crianças e almoçamos todos juntos. Muito legal ver cada criança sentada em sua própria toalha de piquenique comendo. E essa é, claramente, a parte mais legal para a Nicole. Depois de terminar cada criança guarda tudo que é seu.

Eu gostei muito de bagunçar com o meu grupo e brincar com a criançada, fazendo vozes engraçadas e rolando na grama com elas no tempo livre. Foi um tempo muito bom de estreitar os laços e aprender mais.

 

vídeo ensoku

Clique na imagem para assistir

 

 

compartilhe Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail to someone
comente 0

Deixe uma resposta

DESIGN: Sandra H. V. • programação: webonfocus