Aprendizado com o PTA

21.09.16

Postado por Rodolfo Veronese

 

Um dos maiores desafios desse ano para mim, Rodolfo, foi entrar na associação de pais e mestres da escolinha da Nicole. Além do desafio da língua e os choques culturais, por outro lado há o aprendizado da maneira de como os japoneses fazem as coisas. Quando se pensa com a mentalidade brasileira do que seria essa associação, parece tarefa simples de apenas organizar um ou outro evento, e talvez eu tivesse pensado o mesmo quando aceitei, mas me enganei tremendamente, é bastante trabalho e tudo sempre bem detalhado.

Nesses últimos dias estamos fazendo os preparativos para o Undoukai (que será no início de outubro) e estou tendo reuniões praticamente toda semana e até 2 vezes na semana onde são vistos todos os detalhes do evento. E quando digo todos, não estou exagerando, são todos mesmo! Por exemplo, foram duas reuniões inteiras começando de manhã até depois do almoço decidindo quem iria ajudar em que posição de cada brincadeira do evento. Bem diferente do tradicional ˝Ow, quem pode ajudar aqui?˝ de nós brasileiros. Tem horas que é meio chocante e desnecessário aos meus olhos tupiniquins, mas tem sido muito enriquecedor aprender com tudo isso. Cada vez mais tenho visto que a ideia de não ter planejamento ou ao menos do que vai acontecer no evento deixa os japoneses completamente inseguros e desconfortáveis.

 

aprendizado PTA

 

Com o tempo tenho visto como as coisas funcionam bem por aqui por conta desse pensamento e também reconhecer quando ele é exagerado e ver que possuir alguma flexibilidade, que nós brasileiros temos em demasia, é importante também. Por isso participar dessa organização tem sido tão importante para mim, mesmo não conseguindo me comunicar ou entender tudo perfeitamente. Poderia ter escolhido não participar de nada e me poupar de bastante cansaço mental tentando entender tudo aquilo, mas estaria perdendo algo muito importante para me adequar e adentrar à cultura japonesa.

Hoje com certeza eu já organizaria os eventos que fui responsável de forma bem diferente!

 

 

compartilhe Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail to someone
comente 0

Deixe uma resposta

DESIGN: Sandra H. V. • programação: webonfocus