Palestra sobre o Brasil, em japonês

28.09.16

Postado por Sandra

 

Semanalmente eu, Sandra, faço aulas em um lugar gratuito da prefeitura, desde maio do ano passado. Estou atualmente no módulo 2, um pouco mais avançado que o básico, mas ainda tenho bastante dificuldade em elaborar as frases e falar!

A minha professora do módulo 1 (Takanashi-sensei) me convidou para dar uma palestra sobre o Brasil em um Centro Comunitário aqui perto de casa. Falei que o meu nihongo ainda não estava bom, mesmo assim ela disse que tudo bem!

E lá fui eu preparar todo o texto em… português! Rsrsrsrs. Contei com a ajuda da Ruth para traduzir as duas páginas para o japonês, treinei o que deu tempo, preparei uma apresentação com muitas fotos e fui com a cara e a coragem.

Claro que falei meio truncado por causa dos inúmeros kanjis (ideogramas). Mesmo com essa dificuldade, percebi que todos estavam entendendo. O pessoal foi muito receptivo, perguntando, rindo e se admirando por tantas coisas diferentes entre os nossos países. O público era uma classe de pessoas de meia-idade que estão aprendendo inglês. Falei sobre a cultura do Brasil, clima, política, educação, do porquê falamos a língua portuguesa, comida, carnaval e muitas outras coisas. No dia da palestra, ainda conhecemos dois brasileiros (pai e filha) que moravam perto desse Centro Comunitário.

Foi um desafio e tanto! O Rodolfo e as meninas também foram, e ele ia respondendo as eventuais dúvidas, por ter mais facilidade de se expressar em japonês. Valeu cada esforço gasto e creio que foi um aprendizado e tanto para mim. Quem sabe um dia essa barreira da língua já não seja um empecilho para nós, não é mesmo?

 

Palestra Brasil

 

 

compartilhe Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail to someone
comente 2

2 respostas para “Palestra sobre o Brasil, em japonês”

  1. flavia disse:

    adorei! 🙂 bjs saudades

Deixe uma resposta

DESIGN: Sandra H. V. • programação: webonfocus