Undoukai da conquista

12.10.16

Postado por Rodolfo Veronese

 

Esse ano tivemos mais um undoukai da escolinha da Nicole e dessa vez, por fazer parte da Associação de Pais e Mestres, participei da preparação e planejamento do evento. No Brasil, eu já havia ajudado a coordenar muitos acampamentos e inúmeros eventos da igreja, inclusive o undoukai que a IMeL Diadema realiza anualmente.

Sempre tentei fazer da maneira mais planejada e programada possível, mas descobri que isso não chegava nem perto do detalhamento e cuidado que os japoneses têm ao realizar um evento como esse, mesmo sendo de uma escolinha infantil e comparativamente bem pequeno. Tudo foi visto nos mínimos detalhes, desde onde ficava cada objeto usado nas brincadeiras até quem apagaria as linhas no chão ao final de cada brincadeira ou apresentação tomando-se o cuidado de não repetir muitas vezes a mesma pessoa para não ficar pesado para ninguém. Bem diferente do nosso tradicional “quem pode ajudar aí, galera?” que fazemos no Brasil! Participar de tudo isso foi um tremendo desafio tanto pelo entendimento da língua japonesa quanto do choque cultural, no bom sentido.

Outro ponto muito positivo para nós nesse undoukai foi ver o amadurecimento da Nicole. Ano passado ela não participou direito, só correu e dançou com a presença de uma das professoras ao lado dela o tempo todo. Esse ano ela surpreendeu: dançou, competiu, correu e o mais impressionante, falou lá na frente no momento da “palavra de abertura” junto com outros 2 coleguinhas no início do evento. Temos ficado muito contentes com as pequenas conquistas da nossa “agitadinha”!

Infelizmente a chuva interrompeu o Undoukai perto do final mas mesmo assim foi muito divertido e uma conquista tanto para mim quanto para a Nicole.

 

undoukai da conquista

 

 

compartilhe Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail to someone
comente 0

Deixe uma resposta

DESIGN: Sandra H. V. • programação: webonfocus