2 anos: parece que foi ontem!

18.01.17

Postado por Rodolfo Veronese

 

Parece que foi ontem que chegamos ao Japão, no entanto essa semana faz 2 anos que já estamos aqui e muita coisa mudou nesse tempo. É impossível não refletir sobre tudo que passamos, as lutas e conquistas nessa difícil tarefa de levar o Evangelho aos japoneses. E apesar de parecer que o tempo está passando mais rápido, também podemos perceber algumas mudanças significativas. Foi difícil o início da nossa adaptação aqui, e especialmente no final de 2015 estávamos nos sentindo bem pressionados e estressados.

Não saber a língua e não entender as sutilezas das diferenças culturais eram golpes diários em nossa auto-estima. Na verdade ainda não entender tudo é um grande desafio, mas estamos bem mais confiantes. Fora a nossa constante preocupação com a adaptação e bem estar das meninas. Ainda precisamos muito da ajuda dos amigos e irmãos da igreja entretanto atualmente lidamos melhor com as coisas simples do cotidiano. E, aos poucos, o emaranhado de tracinhos (kanjis) e as muitas palavras com sons parecidos da língua japonesa começam a fazer mais sentido.

2 anos

 

O Rodolfo, por exemplo, já consegue ir na oficina pedir para trocar o óleo sozinho e a Sandra já deu até uma palestra sobre o Brasil, em japonês como mostrando nesse post. Também temos conseguido romper as barreiras culturais e criar amizades com os japoneses, o que também não é tarefa fácil, pois eles são sempre bem reservados apesar de muito simpáticos e prestativos. Estamos muito contentes com os avanços de nosso projeto ainda que pareçam pequenos, pois não perdemos a perspectiva de que estamos em um dos campos missionários mais difíceis do mundo.

Nesses dois anos muitas vezes tivemos questionamentos sobre estarmos fazendo a coisa certa, porém a cada luta, cada dificuldade, vimos a mão de Deus nos guiando e cuidando de nós.

Ainda temos mais um ano nesse primeiro termo do nosso projeto e vemos algumas provas difíceis à frente. Apesar disso, temos cantado uma música em japonês aos domingos que reflete bem nosso sentimento:

共に笑い共に泣きどんな壁も乗り越えるイエスが一緒にいるから (veja o vídeo dessa música neste link).

Tomo ni warai tomo ni naki donna kabe mo nori koeru Iesu ga isshou ni iru kara

No riso ou na dor, podemos ultrapassar qualquer barreira porque Jesus está conosco!

As mensagens, carinho, apoio e oração de cada um que tem nos acompanhado até aqui sempre foram e continuam sendo essenciais. Muito obrigado por estarem conosco até aqui. Somos muito gratos a Deus por amigos e apoiadores tão fiéis a nós.

 

 

compartilhe Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail to someone
comente 0

Deixe uma resposta

DESIGN: Sandra H. V. • programação: webonfocus