Férias escolares aqui do Japão

29.03.17

Postado por Sandra

 

Para quem viveu toda sua vida escolar no Brasil, ter que se acostumar com outro ritmo de férias e início de aulas tem sido um tanto desafiador, junto com tantas outras adaptações que tivemos com a escola daqui.

O início do ano letivo começa agora em abril, na primeira ou segunda semana. Para isso, as aulas terminam no fim de março. A Nicole terminou um pouco antes, e ela está tendo um pouco mais de férias, pois ela passará da Educação Infantil para o primeiro ano do Fundamental. Aqui é uma grande mudança para os pequenos, pois começam a ir sozinhos para a escola e ter lições de casa. Esse começo das aulas coincide com o florescer das sakuras, então todo desenho (anime), mangá ou qualquer outra história que fala sobre o início escolar, alunos, professores, tem como pano de fundo esse lindo cenário.

férias escolares

Aqui há 3 períodos de férias escolares:

- No fim de dezembro e começo de janeiro, no inverno, chamado de 冬休み (Fuyu Yasumi), que dura umas duas semanas.

- No fim de março e começo de abril, na primavera, chamado de 春休み (Haru Yasumi), também com duração de duas semanas.

- Na segunda quinzena de julho e todo o mês de agosto, no verão, as férias mais longas, chamado de 夏休み (Natsu Yasumi), que dura uns 40 dias no total.

Um ponto bem interessante é que os alunos tem que ter a idade correta para entrar no primeiro ano. Eles têm que ter 6 anos completos, ou seja, só quem faz aniversário até março entrará no primeiro ano em abril. A Nicole faz no fim de fevereiro, e ela tem muitos amiguinhos com somente 2 ou 3 meses de diferença, mas que entrarão só no ano que vem.

E não pensem que as férias representam somente períodos de descanso e entretenimento, aqui as crianças sempre têm muitas atividades e lições para fazer nesse período. Porém mesmo assim arrumam momentos para brincar e se divertir nos parques. Temos muitos planos para esses dias e esperamos poder ter um bom tempo com as meninas, dar aquela tomada de fôlego e iniciar o próximo ano letivo com toda força!

 

 

compartilhe Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail to someone
comente 0

Deixe uma resposta

DESIGN: Sandra H. V. • programação: webonfocus