Formatura – 卒園式

15.03.17

Postado por Rodolfo Veronese

 

No post passado (link) falamos sobre o fim da etapa da escolinha da Nini e hoje tivemos a tão aguardada cerimônia de formatura, o Sotsuenshiki. E até agora, como havia dito anteriormente, ainda me impressiona toda a formalidade incluída em um evento que para nós brasileiros é como uma festa de encerramento escolar. E foi algo talvez mais organizado e formal do que foram as nossas formaturas da faculdade, por exemplo.

Vamos tentar descrever um pouco de como é a cerimônia. Para começar a entender a importância do evento aqui, as crianças vem treinando e fazendo ensaios há alguns meses, não apenas das músicas mas também de toda a ordem e da postura que devem ter em cada momento.

Os pais devem ir de roupas sociais e a tradição pede que sejam escuras para a cerimônia de encerramento e mais claras para o início das aulas. A cerimônia começa pontualmente, como tudo por aqui, com palavras de boas vindas e com as crianças cantando o hino da escola. Sim, a escolinha infantil tem um hino! Então iniciou-se várias apresentações e cumprimentos. Longos discursos, pelo menos para as impacientes crianças assistindo, falando sobre como foi o ano, parabenizando os alunos com palavras de ânimo para a próxima fase.

Depois as crianças foram chamadas uma a uma pelo nome e receberam um diploma e disseram algo que havia sido divertido nesse tempo. Após esse momento, as classes das crianças mais novas cantaram algumas canções e depois os próprios formandos. A cerimônia no salão principal se encerrou e as crianças e os pais foram para as respectivas classes onde tivemos uma despedida da professora e também dos membros da associação de pais e mestres, o PTA, da qual eu fazia parte. Fui pego meio de surpresa: usando um japonês bem simples, consegui agradecer por esse tempo onde aprendi muito com todos eles.

O interessante é que um ambiente formal assim no Brasil dificilmente seria considerado emocionante mas aqui é bastante. Os japoneses de forma geral são bem reservados, principalmente com relação a demonstrar emoções, mas chegamos à conclusão que nesses eventos eles soltam tudo de uma vez: podia se ver quase todas as mães chorando com um lencinho nas mãos.

Em um evento assim era de se esperar que a impaciente e hiperativa Nicole desse algum trabalho, até porque os ensaios foram bem difíceis nesse sentido. Mas fomos mais uma vez surpreendidos pela pequena que fez tudo muito bem.

Apesar de ser algo bem novo para nós participar ativamente disso me fez compreender bem todo o sentimento e esforço envolvidos e confesso que também me emocionei. Fizemos amigos ali, adultos e pequenos que espero ter para sempre. Então mesmo sendo “apenas” uma formatura de uma escolinha infantil posso afirmar com certeza que foi um momento inesquecível para nós.

sotsuenshiki nicole

 

 

compartilhe Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail to someone
comente 2

2 respostas para “Formatura – 卒園式”

  1. Verônica disse:

    Oi Rodolfo e Sandra,
    Eu posso imaginar o quanto significou pra vocês este momento! Parabéns pra vocês, que orgulho gente!!!!
    Parabéns pequena Nicole. Coisa mais linda do mundo!!!! Que você possa sempre encher o coração dos seus queridos pais de muita felicidade.
    Beijo e abraço apertado a todos vocês. Família linda.

Deixe uma resposta

DESIGN: Sandra H. V. • programação: webonfocus