Vitória: líder do grupo

19.04.17

Postado por Sandra

 

Uma coisa muito interessante do Japão é o fato das crianças desde o 1º ano do ensino fundamental irem e voltarem sozinhas da escola. Algo praticamente impossível de se imaginar com nossa mentalidade brasileira.

E mesmo aqui seria algo perigoso, mas descobrimos que existe um sistema muito interessante de amadurecimento da criança nesse quesito. Como a Vitória entrou direto no 3º ano quando chegamos, pulamos algumas dessas fases e estamos descobrindo agora com os primeiros passos da Nicole no ensino fundamental.

Na ida, as crianças dificilmente vão sozinhas, na verdade existem grupos determinados em cada região que reúne as crianças que moram perto. O grupo tem uma ordem e hierarquia a ser seguida para a segurança. Todo grupo tem um líder e um vice-líder, papel que é atribuído aos mais velhos normalmente do 5º e/ou 6º que vão à frente e no fim da fila, tomando conta do grupo, ditando o ritmo e alertando os pequenos sobre perigos e ajudando a atravessar as ruas. As crianças novas do 1º ao 3º ano vão no meio da fila, sempre com os mais velhos sendo responsáveis pelos mais novos. O líder do grupo também tem a tarefa de receber os papéis de avisos de falta do aluno e entregar para os respectivos professores. No caso dos pequenos, nas primeiras semanas os pais acompanham as crianças até o ponto de encontro do grupo para conhecer o líder, mas com o tempo elas irão sozinhas em todo o trajeto.

E nesse ano, apesar de ainda ser do 5º ano, coube à Vitória a função de líder do grupo, o qual ela tem exercido com muito empenho. Como a Nicole ficou no mesmo grupo, por razões óbvias temos visto mais de perto o desempenho da Vivi como líder e ficamos muito orgulhosos de ver como ela cumpre direitinho seu papel. Saber que a irmã está junto e ser a responsável nos deu muita segurança sobre a Nicole ir até a escola por conta própria.

Podemos estar sendo pais coruja, contudo é muito gratificante ver seus filhos amadurecerem e superarem desafios. Se lembrarmos que há pouco mais de 2 anos nenhuma das duas sabia nenhuma palavra em japonês é algo bem impressionante. Também ficamos admirado como as coisas são bem pensadas aqui no Japão e a preocupação em tornar as crianças responsáveis, maduras e terem zelo uns pelos outros.

Talvez esteja aí o segredo de toda educação e consciência do bem estar coletivo que encontramos aqui.

 

vivi hancho

 

 

compartilhe Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail to someone
comente 2

2 respostas para “Vitória: líder do grupo”

  1. Elizangela Martins disse:

    Parabéns Vitória, Até eu fiquei orgulhosa.

Deixe uma resposta

DESIGN: Sandra H. V. • programação: webonfocus