Guerra?

17.05.17

Postado por Rodolfo Veronese

 

guerra

No últimos meses, muitos amigos têm se preocupado conosco e perguntado sobre a situação com a Coreia do Norte. Por isso gostaríamos de contar um pouco sobre isso.

Primeira coisa que gostaria de destacar que essa situação é algo inédito para nós, visto que o Brasil tem boas relações diplomáticas com seus vizinhos e nosso único ponto crítico é com a Argentina, no entanto apenas em questões de futebol!

A tensão tem aumentado e a China tem começado a se posicionar contra Kim Jong-un. As ameaças do regime norte-coreano ao Japão vêm de longa data e muitos mísseis já foram lançados em direção ao Japão, contudo sem nunca representar perigo real. É notável o desenvolvimento dos mísseis e do programa nuclear norte-coreano, motivo principal da preocupação atual, mas ninguém sabe ao certo em que ponto ele se encontra. A verdade é que dificilmente eles conseguiriam passar pelos modernos sistemas defesa anti-aéreas do Japão a ponto de realmente causar algum estrago.

De qualquer forma, o governo japonês tem orientado a população sobre como proceder em caso de ataque, entretanto isso não significa necessariamente que ele irá acontecer, e mesmo que aconteça, que será efetivo. O Japão é conhecido pela sua obsessão com segurança e prevenção. Manuais de sobrevivência a catástrofes são comuns por aqui.

Na prática, nada tem mudado no dia a dia e, por morarmos relativamente perto de algumas bases militares, a única coisa que notamos foi uma maior movimentação dos militares, mas nada sério ou preocupante.

Apesar de uma iminência de guerra, o Japão ainda continua sendo um país muito seguro. Dissemos sempre aos nossos amigos e familiares que a nossa preocupação é com eles no Brasil, onde uma guerra velada tira a vida de dezenas de milhares de pessoas todos os anos por causa da criminalidade, mortas através de armas de fogo.

Infelizmente às vezes vemos pessoas torcendo para que a guerra aconteça e o regime de Kim Jong-un caia, sem se lembrarem das vidas de pessoas que residem na península coreana que serão perdidas nesse processo.

Por isso nossa oração é para que a paz possa vencer sempre, seja na Coreia do Norte ou nas periferias do nosso Brasil.

 

 

compartilhe Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail to someone
comente 0

Deixe uma resposta

DESIGN: Sandra H. V. • programação: webonfocus