Um undoukai diferente

15.06.17

Postado por Rodolfo Veronese

 

Hoje participamos de outro undoukai da Nicole. Isso mesmo, o segundo do ano. E vamos explicar o porquê! Ainda não havíamos tratado esse assunto por aqui devidamente porque vai parecer exagero da nossa parte, mas o fato é que Deus preparou uma dose dupla de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) para nós. Já havíamos comentado sobre o transtorno da Vitória neste post (link), no entanto não falamos do transtorno da Nicole. Bom, que ela sempre foi agitada – todos que nos acompanham já sabem – porém no decorrer do ano passado foi ficando claro que era algo além de uma agitação normal. Ela é muito inteligente e aprende super rápido, contudo nas aulas no youchien foi se evidenciando sua dificuldades de concentração e sua impulsividade excessiva. Fomos acompanhados por um centro de ajuda ao desenvolvimento da criança da cidade onde moramos e as profissionais/professoras envolvidas foram claras sobre a necessidade de acompanhamento médico da nossa pequena. O diagnóstico foi surpreendente, pela coincidência e ao mesmo tempo previsível, visto todas dificuldades que ela enfrentava.

Iniciamos o tratamento e logo após ela fazer 6 anos e ainda estamos na fase de ajustes dos remédios e adaptação. Pode parecer piada, pois são duas filhas adotadas que não são irmãs de sangue mas com o mesmo problema, a diferença é que a Vitória tem mais problemas de distração e de ficar no mundo da lua e a Nicole já é um caso clássico de hiperatividade, parece que a pilha nunca acaba.

Ter que lidar com isso em outro país e em uma língua que não dominamos não tem sido fácil, no entanto tem algo que não temos do que reclamar é a atenção e cuidado que as escolas têm tido com a Nicole, tanto o youchien ano passado, como agora no ensino fundamental.

Após muitas conversas e avaliações com a secretaria da educação, decidimos que ela deveria ficar em uma classe especial para crianças com dificuldades como a dela e, por “coincidência” a única escola que tinha essa classe em específico era exatamente onde a Vitória já estuda e a mais perto de casa.

undoukai diferente

Mas e o tal Undoukai? Todos os anos, eles organizam um undoukai diferente com os alunos com necessidades especiais das escolas da região, com atividades mais simples, as formalidades mais leves e com bastante participação dos pais e responsáveis. No undoukai regular é muito difícil que essas crianças participem de igual para igual e os longos discursos e as formalidades tornam quase impossível controlar os ânimos dos pequenos.

Foi muito bom e a Nicole adorou e se divertiu muito, disse que gostou bem mais desse undoukai diferente do que o anterior, que foi com toda a escola.

 

compartilhe Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail to someone
comente 0

Deixe uma resposta

DESIGN: Sandra H. V. • programação: webonfocus