Yokohama – Museu da Imigração

19.07.17

Postado por Rodolfo Veronese

 

No final do mês passado, em junho, visitamos a cidade de Yokohama que fica do outro lado da Baía de Tóquio, algo que já estávamos planejando desde que chegamos aqui no Japão. Yokohama é uma cidade muito bonita e com muitas coisas interessantes e bonitas para se ver. Eu já havia visitado em uma viagem anterior mas a Sandra e as meninas não conheciam. No entanto algo que me chamou a atenção desde quando fui pela primeira vez: O Museu da Imigração Japonesa. Um museu que mostra e conta a história dos japoneses que se espalharam pelo mundo no início do século passado.

Com muitas histórias e situações interessantes registradas ali e que nos identificamos pois de alguma forma nossa história e até mesmo nossa estada aqui no Japão tem a ver com tudo isso.

O Brasil foi, de longe, o destino do maior grupo de imigrantes japoneses com 1.500.000 pessoas tendo imigrado para terras brasileiras, seguido pelos Estados Unidos com 1.000.000. Algo que me chamou a atenção foi saber que navios com imigrantes ainda estavam chegando na década de 70!

Ver, descobrir e se identificar com algumas coisas foi bem interessante. Especialmente a “mesa de casa de Batchan (avó em japonês)” reproduzido ali. Um banquete onde se mistura feijoada e sashimi, churrasco e inarizushi: bem típico e reconhecível por qualquer nikkei do Brasil!

 

yokohama

 

Aproveitamos o dia para rever e despedir dos nossos amigos Fábio, Johnna e as filhas Sophia e Alice (falamos deles nesse post) que estão terminando o tempo aqui no Japão e retornando aos EUA e depois encarando novos projetos. Somos muito gratos pela amizade deles e oramos desejando as mais ricas bençãos de Deus nessa nova etapa do ministério.

Ao anoitecer, fomos na famosa Roda Gigante chamada de Cosmic Clock e curtimos a linda paisagem lá de cima.

Yokohama é realmente muito agradável e esperamos poder visitá-la mais vezes já que é tão pertinho. Bom, pelo menos pela Aqualine, uma estrada que passa embaixo do leito da Baía, que já havíamos citado nesse post aqui, que falamos sobre a província de Chiba.

 

compartilhe Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail to someone
comente 0

Deixe uma resposta

DESIGN: Sandra H. V. • programação: webonfocus