5 curiosidades sobre a Hanbaiki

14.02.18

Postado por Sandra

 

As hanbaikis são máquinas automáticas que vendem muitas coisas, desde comidas, frutas, sorvetes, mas o mais comum que vemos em todos os lugares é o de bebidas. São as jidohanbaiki (自動販売機) ou apenas hanbaiki.

hanbaiki

 

Abaixo listaremos 5 curiosidades dessas máquinas tão práticas que realmente facilitam nosso dia a dia:

1. A hanbaiki vende bebidas como suco, refrigerante, água, água saborizada, chá, café. Durante todo o ano há bebidas geladas (etiqueta azul) mas também vende bebidas quentes como chás e cafés (etiqueta vermelha), e no inverno aumenta a variedade. Algumas máquinas têm até uma sopinha de milho!

2. Tem literalmente uma em cada esquina. Perto das casas, lojas, supermercados, nas plataformas das estações de trem, em frente e dentro dos shoppings, são mais de 5 milhões dessas máquinas em todo o Japão. Algumas porém podem ser achadas em lugares inusitados como dentro dos trens-bala (shinkansen), no monte Fuji e em lugares quase desertos e com pouquíssimo movimento. O bom é que você dificilmente passará sede por aqui.

3. O preço médio de cada bebida varia entre 100-150 ienes (R$ 3,00 a R$ 4,50, aproximadamente).

4. Alguns estudos indicam que 3 hanbaikis consomem por ano a mesma quantidade de energia elétrica de uma família no Japão. A soma de todas essas máquinas (mais de 5 milhões) equivalem à energia gerada por uma usina nuclear. Ou seja, sem as hanbaikis, o Japão poderia desligar permanentemente uma de suas usinas.

5. Como dissermos anteriormente, apesar da maioria venderem apenas bebidas é possível achar hanbaikis de salgadinhos, cigarros e sorvetes mas também de baterias, guarda-chuvas e até mesmo lingerie! Coisas de Japão.

 

 

compartilhe Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail to someone
comente 0

Deixe uma resposta

DESIGN: Sandra H. V. • programação: webonfocus